Topo

Vulcão islandês Bardarbunga entra em erupção e país proíbe sobrevoo

29/08/2012 00h26

REYKJAVIK, 29 Ago 2014 (AFP) - A Islândia proibiu nesta sexta-feira o tráfego aéreo sobre o vulcão Bardarbunga, depois que a montanha entrou em erupção, sem projetar cinzas até o momento, anunciou o Departamento de Proteção Civil.

O Instituto Meteorológico Islandês elevou o nível de alerta para "vermelho", o máximo, para os voos sobre o vulcão, mas os aeroportos do país não foram fechados.

"Uma erupção vulcânica teve início pouco depois da meia-noite" (21H00 de Brasília), anunciou a Proteção Civil.

A erupção aconteceu ao nível do Holuhraun, um campo de lava no centro da ilha, muito afastado das áreas habitadas.

"O sistema de radares não detectou até o momento nenhuma cinza vulcânica. O abalo sísmico provocado pela erupção é fraco, o que indica uma erupção efusiva sem atividade explosiva significativa", completa um comunicado.

"Os cientistas que estão na região ao redor da erupção consideram que a fissura vulcânica no Holuhraun me por volta de um quilômetro de comprimento".

O Bardarbunga, um grande vulcão na área da maior geleira do país, tem quase 2.000 metros e é considerado suficientemente perigoso para ameaçar, no caso de erupção, o tráfego aéreo no norte da Europa e no Atlântico Norte, como o Eyjafjallaj¶kull, em 2010.

No sábado passado, o nível de alerta para a aviação foi elevado a "vermelho", mas rebaixado no dia seguinte a "laranja", depois uma erupção não foi registrada.