Topo

Nível recorde do Danúbio em Budapeste; Alemanha prepara retirada

09/06/2013 12h30

BUDAPESTE, 09 Jun 2013 (AFP) - O rio Danúbio atingiu neste domingo um nível recorde de 8,90 metros em Budapeste, enquanto a Alemanha coordenava a retirada de milhares de pessoas afetadas pela cheia do Elba.

"O nível do Danúbio permanece nos 8,90 metros. Não prevemos um aumento significativo", declarou o prefeito da capital da Hungria, Istvan Tarlos.

Especialistas afirmaram mais cedo que a água alcançaria 8,95 metros até o fim de domingo.

O recorde anterior do Danúbio havia sido registrado em 2006, com a marca de 8,60 m na capital da Hungria.

"O ponto máximo se aproxima do coração do país, temos dois dias muito importantes pela frente", declarou o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, em Esztergom, uma cidade 50 km ao noroeste de Budapeste.

Os voluntários e os funcionários da Defesa Civil também trabalham sem pausa no oeste e noroeste do país, onde os recordes anteriores do nível das águas foram superados no sábado.

Por precaução, quase 1.000 pessoas foram retiradas de suas casas em todo o país. Três cidades (Pilismarot, Domos e Kisoroszi) continuam isoladas.

Como a redução do nível da água será lenta, a força de proteção de diques deve permanecer até 13 de junho no departamento de Gyor-Moson-Sopron (oeste).

Em Budapeste, a água levará de sete a oito dias para baixar, segundo as previsões. A margem do rio será liberada quando o nível atingir menos de 6,50 m.

"Catástrofe nacional" na Alemanha Na Alemanha, militares, socorristas e voluntários lutavam contra as inundações mais graves dos últimos 10 anos, consideradas uma "catástrofe nacional".

Uma das situações mais críticas acontece em Magdeburg (Saxônia-Anhalt, leste), onde áreas inteiras estão debaixo de água após a cheia do Elba. O nível do rio alcançou 7,45 m neste domingo (em períodos normais fica apenas a 2 m) e bateu o recorde de 2002.

As autoridades recomendaram que 15.000 pessoas abandonem suas casas, o que eleva o total de pessoas retiradas a 23.500 durante o fim de semana em Magdeburg.

Outras áreas foram evacuadas perto da cidade de Barby, onde confluem o Elba e o Saale. A mesma situação aconteceu em Aken, cidade de 8.000 habitantes.

O presidente alemão Joachim Gauck visitou neste domingo as cidades afetadas pelas inundações nos estados da Saxônia e Saxônia-Anhalt.

O governo da chanceler Angela Merkel prepara uma reunião de crise com os governantes dos estados para avaliar os custos das inundações.

"Enfrentamos uma catástrofe nacional", declarou uma deputada da Baviera, outra região muito afetada pelas inundações.

A cheia do Danúbio também afeta Áustria e Eslováquia.