Topo

Voos noturnos transportam milhares de pessoas presas em ilha sul-coreana

26/01/2015 07h07

Seul, 26 Jan 2016 (AFP) - As companhias aéreas operaram durante toda a noite para transferir dezenas de milhares de pessoas bloqueadas durante o fim de semana na ilha sul-coreana de Jeju devido às nevascas mais fortes em décadas, indicaram nesta terça-feira as autoridades.

O aeroporto internacional de Jeju, fechado durante três dias devido às más condições meteorológicas, permaneceu em operação durante toda a noite de segunda-feira em um esforço para tentar reduzir o número de viajantes frustrados.

Mais de 150 voos domésticos e internacionais, com mais de 30.000 passageiros no total, decolaram do aeroporto até as 06h00 desta terça-feira (19h00 de segunda, horário de Brasília), disse o ministério de Transportes, ressaltando que está prevista a decolagem de outros 238 voos com 45.000 passageiros ao longo do dia.

Conhecida como a "Havaí coreana" por suas praias e seu clima em geral muito agradável, a ilha foi particularmente afetada no fim de semana pela onda de frio que atingiu a Coreia do Sul.

Este destino de férias, muito popular entre os chineses e turistas nacionais, registrou sua maior nevasca em 30 anos, que levou ao fechamento do aeroporto e deixou em terra 86.000 pessoas.