Topo

Rainha Elizabeth visita pela primeira vez um campo de concentração

Rainha Elizabeth 2ª e o príncipe Philip, duque de Edimburgo (esq), visitam antigo campo de concentração nazista de Bergen-Belsen, na Alemanha - Fabian Bimmer/AP
Rainha Elizabeth 2ª e o príncipe Philip, duque de Edimburgo (esq), visitam antigo campo de concentração nazista de Bergen-Belsen, na Alemanha Imagem: Fabian Bimmer/AP

Em Berlim

26/06/2015 09h04

A rainha Elizabeth 2ª se dirigiu nesta sexta-feira (26) ao antigo campo de concentração nazista de Bergen-Belsen (norte), liberado em 1945 pelas tropas britânicas, no último dia da visita iniciada na terça-feira na Alemanha.

É a primeira vez que a rainha visita um campo de concentração nazista.

Elizabeth, 89 anos, e seu marido, o príncipe Philip, 94 anos, manterão um encontro particular com alguns dos sobreviventes do campo.

Durante a visita, o casal real verá o memorial dedicado à adolescente Ana Frank, que morreu de tifo em Bergen-Belsen e cujo diário se converteu numa dos relatos mais emblemáticos do tratamento nazista aos judeus.

Cerca de 20.000 prisioneiros de guerra soviéticos e outros milhares de pessoas morreram nesse cmapo. Ao libertá-lo em abril de 1945, as tropas britânicas tiraram as primeiras fotos que revelaram o horror do Holocausto.