Topo

Explosão em fábrica química chinesa mata cinco pessoas

01/09/2015 20h28

Pequim, 1 Set 2015 (AFP) - Pelo menos cinco pessoas morreram em uma explosão que arrasou, na noite de segunda-feira, uma fábrica química do leste da China, indicaram nesta terça-feira meios de comunicação locais, duas semanas depois de gigantescas detonações no porto de Tianjin, que deixaram 158 mortos.

Uma fábrica do grupo Diaokouxiang Binyuan Chemical Co., em Dongying, província de Shandong (leste), foi o cenário desta nova explosão, segundo uma página na internet, vinculada ao governo municipal.

Imagens exibidas nas redes sociais chinesas, que não tiveram a autenticidade comprovada, exibiam uma grande bola de fogo.

O incêndio que acompanhou a explosão foi sufocado depois de cinco horas e a polícia deteve "pessoas responsáveis pela empresa", acrescentou o site.

A agência estatal chinesa Xinhua anunciou depois que, no último balanço, cinco pessoas morreram no acidente.

O incidente ocorreu mais de duas semanas depois da catástrofe de 12 de agosto em Tianjin, onde várias deflagrações gigantescas, ocorridas em um depósito de produtos químicos, devastaram parte da zona portuária da cidade e zonas residenciais adjacentes.

A proporção do desastre provocou indignação geral pelas violações de regras elementares de segurança, tendo como pano de fundo acusações de um pacto entre os donos do depósito e as autoridades locais.

No primeiro semestre de 2015, foram registrados 139.000 acidentes industriais na China, que deixaram 26.000 mortos, além de 140 diários, embora oficialmente esta cifra tenha diminuído 5,5% em um ano.

bdh-jug/tll/jmr-lmm/mvv