Topo

Ex-presidente tcheco Vaclav Klaus lança petição contra imigração

Imigrantes esperam por registro próximo a posto da polícia em Lesbos, na Grécia - Angelos Tzortzinis/AFP
Imigrantes esperam por registro próximo a posto da polícia em Lesbos, na Grécia Imagem: Angelos Tzortzinis/AFP

05/09/2015 10h28

Praga, 5 Set 2015 (AFP) - O ex-presidente tcheco Vaclav Klaus (2003-2013) anunciou neste sábado que lançou uma petição contra a imigração, que insta o governo do país a garantir a segurança das fronteiras e "rejeitar as cotas" de imigrantes proposta pela Comissão Europeia.

"Nós (os signatários da petição) não somos indiferentes ao sofrimento de milhares de pessoas causado por guerras e outros desastres, mas (...) nos opomos à manipulação da opinião pública, criando uma falsa sensação de solidariedade com esses migrantes", afirmou Klaus à imprensa.

Segundo ele, cerca de 100 pessoas assinaram a petição, que circula na internet (www.protiimigraci.cz), nos dez primeiros minutos.

"A imigração massiva representa uma ameaça fundamental para a estabilidade da Europa e dos países membros da União Europeia", informou o texto, que alerta também contra "os riscos e ameaças derivados de uma mistura artificial de nações, culturas e religiões diferentes".

O texto chama o governo tcheco a "garantir a segurança interior e da fronteira do país de todas as formas possíveis". Igualmente pede "não aceitar a nível da UE nenhuma cota ou medida similar de divisão dos imigrantes", e "insistir no respeito aos acordos em vigor em matéria de política de asilo".