Topo

Canadá aprova vacina da Pfizer-BioNtech contra covid-19

Canadá aprova vacina da Pfizer-BioNtech contra covid-19 - Getty Images
Canadá aprova vacina da Pfizer-BioNtech contra covid-19 Imagem: Getty Images

09/12/2020 14h21

O Canadá aprovou hoje a vacina da Pfizer-BioNTech contra a covid-19, tornando-se o terceiro país a aprová-la dias após Reino Unido e Bahrein.

Em um comunicado, o Ministério da Saúde informou que "o Canadá superou hoje uma etapa crucial em sua luta contra a covid-19 com a autorização da primeira vacina" contra a doença.

As autoridades sanitárias canadenses asseguram que a vacina da aliança teuto-americana "cumpre as exigências rigorosas do Ministério em matéria de inocuidade, eficácia e qualidade para seu uso no Canadá".

"Os canadenses podem ficar seguros de que o processo de revisão foi rigoroso e que contamos com sistemas de controle efetivos", disse o Ministério da Saúde em um comunicado.

O governo do primeiro-ministro Justin Trudeau anunciou na segunda-feira que a vacinação dos canadienses poderia começar poucos dias após a autorização oficial.

Até o fim do mês, o país espera receber em torno de 249.000 doses dessa vacina com eficácia de 95%.

As primeiras vacinações serão "um dia, ou dois, depois" da chegada das doses, segundo o general Dany Fortin, encarregado de coordenar a distribuição das vacinas para os 14 centros do Canadá.

O Reino Unido foi o primeiro país a autorizar o produto da Pfizer/BioNTech e começou ontem uma campanha de vacinação em massa. Neste primeiro momento, é dirigida ao pessoal sanitário e aos idosos.

O Bahrein também aprovou a vacina.