Topo

Companhias têm dificuldades para regularizar voos em Guarulhos

Passageiros no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos - Diego Padgurschi /UOL
Passageiros no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos Imagem: Diego Padgurschi /UOL

Da Agência Brasil*

15/12/2018 15h51

Pelo terceiro dia consecutivo, o Aeroporto Internacional de Guarulhos registra grande número de atrasos e cancelamentos de voos. Segundo balanço divulgado pela GRU Airport, concessionária que administra o terminal, da 0h às 15h de hoje, mais de um terço das decolagens (36,7%) saiu com atrasos superiores a 30 minutos, um total de 69 partidas afetadas.

Nas chegadas, o percentual de atrasos é de 18,1%, o que significa que 36 voos excederam o horário programado. Houve ainda 20 cancelamentos de aterrizagens e 16 de partidas.

A concessionária afirma que o aeroporto está funcionando normalmente. No entanto, as companhias ainda enfrentam problemas para regularizar os voos depois das fortes chuvas de quinta-feira (13).

Latam

A empresa mais afetada é a Latam. Entre 0h e 15h, apenas 4 voos operados pela companhia saíram dentro do horário programado. Em dois, entretanto, o atraso foi menor do que 30 minutos. Vinte e seis voos da companhia realizados hoje em Guarulhos tiveram atrasos entre meia e uma hora, 16 ficaram até duas horas fora do horário previsto, e um voo ultrapassou duas horas de atraso.

A reportagem de Agência Brasil entrou em contato com a Latam e aguarda resposta.

Brasília

No Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek, de acordo com balanço da assessoria de imprensa, entre os 135 voos realizados na manhã de hoje (15), 14 registraram atrasos, nove voos foram cancelados -- quatro com destino a Brasília e outros cinco saindo da capital federal. A maioria devido a problemas em São Paulo. O mau tempo em Porto Seguro (BA) e Porto Alegre também gerou atrasos na capital. 

Em nota, a assessoria diz que, com o início da alta temporada de verão, o fluxo de passageiros está maior e os impactos causados em outros aeroportos se reflem também em Brasília. O terminal brasiliense é um dos principais centros de conexão do país e o terceiro mais movimentado do Brasil, ficando atrás apenas dos terminais paulistas. 

A Inframerica, concessionária que administra o aeroporto, recomenda que os passageiros entrem em contato com a companhia aérea para saber sobre o status do voo. A administradora ainda lembra que é importante chegar com pelo menos uma hora e meia de antecedência para embarques em voos nacionais e duas horas e meia para voos internacionais. 

A concessionária aconselha também o uso do celular ou dos totens de autoatendimento para agilizar o procedimento de check-in, bem como estar sempre atento às bagagens de mão. Para acelerar o procedimento de raio-x, o passageiro precisa estar ciente dos objetos proibidos nas áreas de embarque e separar objetos de metal e laptops para a inspeção.

*Com a colaboração de Mariana Tokarnia