Topo

Bolsa de Tóquio cai com avanço do iene

24/04/2014 08h15

Tóquio - A Bolsa de Tóquio encerrou o pregão desta quinta-feira em terreno negativo, depois que os Estados Unidos e o Japão não oficializaram um acordo comercial esperado pelos investidores. Além disso, a valorização do iene frente ao dólar também contribuiu para a queda do principal índice da bolsa japonesa.

O índice Nikkei fechou em baixa de 0,97%, a 14.404,99 pontos, após ter avançado mais de 1,0% na sessão anterior. Nas últimas sessões, o principal índice da bolsa japonesa vem oscilando entre perdas e ganhos.

Alguns investidores esperavam que a coletiva de imprensa do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, após uma reunião de cúpula sinalizaria algum avanço nas negociações da Parceria Transpacífico. Os dois líderes, porém, não fizeram nenhum anúncio político relevante.

A valorização do iene ante o dólar também contribuiu para que o pessimismo prevalecesse entre os investidores japoneses. O dólar operava a 102,34 ienes, de 102,52 ienes no final da tarde de ontem.

Entre as ações negociadas na Bolsa de Tóquio, os papéis da Kobe Steel avançaram 2,3%, após sinalização de que a companhia registrou lucro acima do esperado durante o ano fiscal passado. No mesmo sentido, as ações da JFE Holdings ganharam 0,3%, após a empresa ter anunciado lucro de 102,38 bilhões no ano fiscal anterior, bem acima do ano precedente. Por outro lado, os papéis da Seibu Holdings caíram 2,0%, após terem avançado 11,0% no pregão de ontem. Fonte: Dow Jones Newswires.