Topo

Em São Paulo, Chácara do Jockey vai virar parque municipal

Vista geral da Chácara do Jockey Club, no Butantã, em São Paulo (SP) - Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
Vista geral da Chácara do Jockey Club, no Butantã, em São Paulo (SP) Imagem: Luiz Carlos Murauskas/Folhapress

Em São Paulo

16/07/2014 18h06

A Chácara do Jockey, uma área verde de 169 mil m² localizada na região do Butantã, na zona oeste de São Paulo, será transformada em parque municipal. O anúncio será feito na tarde desta quinta-feira (17) pelo prefeito Fernando Haddad (PT), que deve pagar R$ 64 milhões pela desapropriação do terreno utilizado atualmente como escolinha de futebol.

Dono da área, o Jockey Club de São Paulo aceitou negociar o valor em troca de um abatimento na dívida de IPTU que mantém com a prefeitura.

O orçamento foi aprovado em reunião realizada nesta terça-feira (15) na Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. Mas, de acordo com o Jockey, o valor ainda pode ser alterado. O futuro parque fica na avenida Professor Francisco Morato e foi adquirido nos anos de 1970 para servir como apoio no treinamento dos animais. Desde 2005, no entanto, somente o clube de futebol Pequeninos do Jockey funciona no local.

A decisão de abrir a área à população vem ao encontro do desejo da população local, que já promoveu manifestações e abaixo-assinados pela instalação do parque.

Na gestão do prefeito Gilberto Kassab (PSD), o terreno chegou a ser considerado de interesse público, mas o decreto que permitiria a desapropriação expirou sem que a prefeitura fizesse uma proposta formal pelo local. Uma página no Facebook também foi criada pelos vizinhos da Chácara Jockey com o objetivo de pressionar a prefeitura e a Câmara Municipal a dar uso público ao espaço.

Na tarde desta quarta-feira (16), os organizadores da página comemoram o anúncio e informaram que aguardam a presença de Haddad no local às 14h30 desta quinta. A prefeitura ainda não divulgou a agenda do prefeito, mas a direção do Jockey já confirmou presença.