Topo

Bolsa de Tóquio sobe puxada pela alta do dólar

22/10/2014 06h46

Tóquio - A bolsa de Tóquio registrou forte valorização pela segunda vez nesta semana, em meio a uma valorização do dólar e indicando a permanência da volatilidade gerada pelas incertezas quanto à recuperação econômica global, que têm preocupado os investidores. O índice Nikkei fechou em alta de 2,4%, a 15.195,77 pontos, após as quedas que chegaram a acumular 10% desde o pico deste ano, atingido em setembro.

A divulgação do dados da balança comercial japonesa também ajudou o desempenho. Apesar do déficit maior do que o esperado, as exportações cresceram 6,9% em setembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Retomando movimento de alta, o dólar colaborou para o resultado do pregão, ao ultrapassar a marca dos 107 ienes durante a sessão na Ásia. "Agora que o pânico dos últimos dias parece estar esvaecendo, devemos ver uma recuperação da bolsa japonesa", disse Nicholas Smith, estrategista da CLSA.

Para Norihiro Fujito, da Mitsubishi UFJ Morgan Stanley Securities, no entanto, a instabilidade deve continuar devido aos fundamentos macroeconômicos frágeis. "Os investidores ainda precisam de dados mais favoráveis para saírem do estado de precaução", avaliou.

As ações da Sony terminaram em alta de 3,4%, enquanto a Fujifilm Holdings ganhou 4,1%, após divulgação de relatório prevendo aumento de cerca de 20% nos lucros de abril a setembro deste ano, na comparação anual. A avaliação leva em conta o desenvolvimento do medicamento Avigan por uma das subsidiárias da empresa, remédio cuja demanda tem crescido após indicações de que ele poderia ser útil no tratamento do ebola. Fonte: Dow Jones Newswires.