Topo

Petróleo cai mais de 2% à espera de anúncio da Opep

27/11/2014 09h48

Londres - Os futuros de petróleo operam com quedas superiores a 2% nesta manhã, atingindo os menores níveis em quatro anos, enquanto os investidores acompanham a reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), em Viena, sem esperança de que o cartel corte sua produção hoje, apesar da oferta excedente da commodity.

A expectativa é que a Opep mantenha o teto de sua produção em 30 milhões de barris por dia. Por outro lado, há apostas de que o cartel fechará um acordo para monitorar esse limite mais de perto, uma vez que o teto vem sendo ultrapassado em cerca de 300 mil barris por dia.

Ontem, o ministro de petróleo da Arábia Saudita, Ali al-Naimi, previu que o mercado de petróleo irá eventualmente se estabilizar por conta própria. O comentário foi interpretado como um sinal de que o país, o maior produtor da Opep, não vê necessidade de grandes cortes na produção.

Para Nick Lawson, operador sênior do Deutsche Bank, não há motivo para otimismo. "Mesmo que a Opep anuncie um corte - e os fundamentos sugerem que isso deve ser inevitável - quais são as chances de que seus integrantes cumpram as metas? Muitos vão, sem dúvida, desviar alguns barris extras a preços maiores", avaliou Lawson.

Às 9h45 (de Brasília), o Brent para janeiro recuava 2,23%, a US$ 76,02 por barril, na plataforma eletrônica ICE, em Londres, enquanto na Nymex, o petróleo para o mesmo caía 2,10%, a US$ 72,14 por barril. Fonte: Dow Jones Newswires.