Topo

Vítima de Abdelmassih é confrontada por parente do ex-médico

Em São Paulo

15/05/2015 09h17

Vítima do ex-médico condenado por estuprar pacientes, Vana Lopes foi confrontada pela sobrinha de Roger Abdelmassih, Roberta Amaral, na noite desta quinta-feira (14), em São Paulo.

Vana participava do lançamento do livro "Bem-Vindo ao Inferno, a História de Vana Lopes - A Vítima que Cassou o Médico e Estuprador Roger Abdelmassih". A obra é um relato de Vana ao jornalista Claudio Tognolli.

Vana contou que reconheceu Roberta na fila de autógrafos. "Quando ela chegou à ponta [da fila], disse para mim: 'Você sabe que não é verdade'. Então eu respondi: 'Então seja bem-vinda à verdade'."

A vítima disse que Roberta não chegou a ofendê-la, mas foi "um pouco agressiva" ao dizer que Vana tinha acabado com a vida de sua mãe de 80 anos, irmã de Abdelmassih.

"Ela estava emocionada, acho que no fundo agora ela está sofrendo muito, porque não há mais dúvidas [da culpa de Abdelmassih]."

Vana afirmou não ter sentido pena, mas, sim, solidariedade à sobrinha de Abdelmassih, por estar hoje trabalhando com mulheres vítimas de violência. "Queria abraçá-la, mas ela veio na posição de ataque, então não pude fazer nada."

Vana disse também não ter sentido raiva. "Não senti nada. Eu não acabei com a vida dela, quem acabou com tudo sempre foi ele, quem levou o nome Abdelmassih para lama [foi ele]. Eu não fiz nada, eu sou a vítima da história, quem é o criminoso é ele."

A vítima disse ter reconhecido Roberta porque na época do escândalo conviveu com familiares que tentavam defender o médico.

"A família o defendia, inclusive a Roberta, que acobertou onde ele estava", relatou. Vana disse apenas esperar que o livro, que Roberta disse que leria, a faça ver a verdade e conhecer o drama das vítimas de seu tio. Roberta não foi encontrada pela reportagem para comentar o episódio.

O ex-médico ginecologista Roger Abdelmassih foi condenado, em 2010, a 278 anos de prisão por 48 estupros a 37 mulheres - inicialmente, era acusado em 56 casos, mas foi absolvido em oito deles. Ele foi preso em agosto do ano passado após passar três anos foragido da Justiça.