Topo

Em SP, 14 distritos concentram mais da metade das mortes por policiais

Protesto pela chacina da Pavilhão 9; PM e ex-PM foram presos  - Arquivo Pessoal
Protesto pela chacina da Pavilhão 9; PM e ex-PM foram presos Imagem: Arquivo Pessoal

De São Paulo

11/12/2015 09h11

Catorze dos 96 distritos da capital concentram mais da metade dos 353 casos de mortes por policiais. Os primeiros lugares do ranking da violência policial em São Paulo, que envolvem 175 ocorrências, são ocupados por bairros de periferia e próximos do limite com outros municípios. A exceção é o Jardim Paulista, área nobre da zona sul da capital, que está na 11ª colocação.

Com 18 mortes, o Jardim São Luís, na zona sul, é o distrito que registrou o maior número de mortes em ações da polícia em 2014. Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista e Sapopemba, todos na zona leste, completam os quatro primeiros lugares. Além deles, também aparecem Itaquera (5º), Jabaquara (6º), São Mateus (7º), Jardim Ângela (8º), Brasilândia (9º), Itaim Paulista (10º), Parque do Carmo (12º), Grajaú (13º) e Pirituba (14º).

Moradora de São Miguel, Clarice da Silva (nome fictício), de 29 anos, diz não se sentir segura com a polícia. "Antes eu confiava, mas não dá mais", afirma. Segundo ela, recentemente, seu filho de 11 anos teria sofrido uma abordagem violenta, porque estava com uma mochila nas costas e acompanhado por dois amigos, de 13 e 15 anos, à 1 hora.

"Eles estavam indo para a casa de um colega, mas foram parados. Os policiais esperaram os vizinhos saírem e colocaram os três na viatura. Bateram e ameaçaram os garotos. Quando abriram a mochila, havia um videogame e uns livros escolares", diz Clarice. "Não importa se é madrugada. Um policial tem de reconhecer uma criança."

Aos 17 anos, Caio Souza (nome fictício), morador de Ermelino Matarazzo, não se esquece do dia em que estava brincando com a prima e a tia, nervosa, pediu para que ele distraísse a menina. O pai dela acabara de ser morto. "A gente nunca soube se ele tinha envolvimento com o crime, só que foi baleado pela polícia", diz.

O jovem também já sofreu "enquadro" por estar conversando na frente de casa.

Para Bruno Konder, professor do Departamento de Ciências Sociais da Unifesp, os dados indicam que há uma "atuação seletiva". "A polícia reproduz todos os preconceitos da sociedade brasileira", afirma. Para ele, falha-se no papel de "proteger" a população. No entanto, o pesquisador ressalta que a letalidade tem motivação complexa. "Um policial tem de obedecer a diversas regras: a lei, as regras da corporação, as ordens dos superiores, os direitos humanos. Não dá para obedecer todas ao mesmo tempo, porque muitas vezes são conflitantes."

As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".