Topo

Jucá chama Telmário Mota de 'bandido' e 'desqualificado'

Jucá é acusado de quebrar o decoro parlamentar ao tentar obstruir a Lava Jato - André Dusek/Estadão Conteúdo
Jucá é acusado de quebrar o decoro parlamentar ao tentar obstruir a Lava Jato Imagem: André Dusek/Estadão Conteúdo

Em Brasília

24/05/2016 12h49

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) chamou nesta terça-feira (24) o senador Telmário Mota (PDT-RR) de "bandido" e "desqualificado". Adversário político de Jucá em Roraima, o parlamentar pedetista protocolou, em nome de seu partido, representação contra o peemedebista no Conselho de Ética do Senado. Ele acusa Jucá de quebrar o decoro parlamentar ao tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato.

"Qualquer representação é legítima. Agora, se nós formos ver os autores, um dos autores é um bandido, que a mulher está sendo presa hoje, provavelmente, o senador Telmário Mota, porque roubou dinheiro na Assembleia Legislativa para sustentá-lo. Portanto, ele é um desqualificado. E o outro é o Carlos Lupi [presidente nacional do PDT], que não merece nenhum tipo de comentário. Então partindo do PDT qualquer tipo de representação, considero uma brincadeira", disse Jucá, sem dar detalhes das acusações.

No Senado, ao protocolar a denúncia, Telmário rebateu. "O Jucá pensa que todo mundo é do grupo dele. Nunca fui do grupo dele, porque sempre tive o cuidado de não andar com más companhias", disse.

Na representação protocolada nesta terça, Telmário usa como embasamento trechos da conversa entre Jucá e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado (PMDB-CE) divulgados nessa segunda-feira pelo jornal "Folha de S.Paulo".

No diálogo, o senador peemedebista propõe um "pacto" do governo Michel Temer para estancar as investigações da Lava Jato. A conversa acabou provocando a saída do parlamentar do Ministério do Planejamento.

De acordo com Jucá, a conversa com Machado ocorreu "de manhã cedo", em sua residência, em Brasília, enquanto tomava café. Na conversa, o senador afirma que os dois também falaram sobre outros assuntos políticos e econômicos, entre eles, o processo de "remontagem" do PMDB.

Ouça trechos das conversas

UOL Notícias