Topo

Com 33 deputados, bancada de PSB na Câmara fecha a favor da cassação de Cunha

Votação de cassação de Cunha ainda não tem data definida - Pedro Ladeira -19.mai.2016/Folhapress
Votação de cassação de Cunha ainda não tem data definida Imagem: Pedro Ladeira -19.mai.2016/Folhapress

Em Brasília

09/08/2016 12h19

Com uma bancada de 33 parlamentares, o PSB fechou questão a favor da cassação do ex-presidente da Câmara e deputado afastado, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A decisão foi tomada em reunião da bancada na noite de segunda-feira (8).

"A bancada do PSB na Câmara dos Deputados, em reunião realizada na noite desta segunda-feira, fechou questão e votará, por unanimidade pela cassação de Eduardo Cunha", diz nota oficial divulgada pela bancada nesta terça-feira.

Ontem, foi lido no plenário da Câmara o parecer pela cassação do mandato de Cunha aprovado pelo Conselho de Ética. Com a leitura, o pedido entra como prioridade na pauta de votações em até duas sessões ordinárias.

A prioridade, no entanto, não obriga que seja votado. A definição da data caberá ao presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). Sob pressão da antiga e da atual oposição na Casa, Maia prometeu ontem a líderes que vai tratar do assunto nesta quarta-feira (10).

"Os prazos regimentais serão respeitados, e a partir daí a data será marcada", disse Maia em uma rápida entrevista ontem. Na semana passada, ele tinha afirmado que só trataria da cassação de Cunha após a votação do projeto de renegociação da dívida dos Estados com a União, prevista para hoje.

Articulação

Por temor de retaliações de Cunha, interlocutores do Palácio do Planalto na Câmara trabalham para que a votação do caso dele no plenário da Casa só aconteça após a conclusão do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

Membro da chamada tropa de choque de Cunha, o deputado Carlos Marun (MS), vice-líder do governo e do PMDB na Câmara, defende que o ideal seria que a votação só ocorresse após as eleições municipais. Para ele, isso aumentaria as chances de Cunha se salvar. "Se fosse voto secreto, ele não seria cassado", diz.