Topo

Renan manobra para votar pacote anticorrupção no plenário do Senado

Em Brasília

30/11/2016 19h27

O pacote anticorrupção aprovado na madrugada desta quarta-feira (30) pela Câmara dos Deputados pode ir a votação ainda hoje no Senado. Essa é a vontade do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), que colocou em votação no início desta noite um requerimento de urgência para que a aprovação das medidas seja colocada em pauta.

Se a manobra contar com apoio da maioria dos presentes, a proposta entre em discussão em seguida. Segundo Renan, ele recebeu o documento, assinado por líderes das bancadas do PMDB, PSD e PTC, durante a ordem do dia.

Ao anunciar a intenção de votar a matéria, Renan apenas leu o número do projeto e as leis que seriam alteradas e não do que tratava exatamente o texto. Após a leitura o líder do governo, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) questionou: "Mas do que se trata?". Em seguida, Renan voltou a ler as leis que seriam alteradas.

A manobra também foi criticada pelo líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO). "Esse requerimento não chegou a mim. Toda matéria que vem da Câmara dos Deputados deve ser encaminhada para a Comissão de Constituição e Justiça", afirmou o senador.