Topo

Museu Nacional é cercado com tapumes dez dias após incêndio

12.set.2018 - Tapumes começam a ser instalados perto do Museu Nacional, no Rio de Janeiro - FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO
12.set.2018 - Tapumes começam a ser instalados perto do Museu Nacional, no Rio de Janeiro Imagem: FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO

Roberta Jansen

Rio

12/09/2018 12h41

Tapumes de madeira começaram a ser instalados ao redor do prédio principal do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na zona norte do Rio. As estruturas de madeira irão cercar completamente o Palácio São Cristóvão, que pegou fogo no último dia 2.

De acordo com a direção do museu, o cercamento do prédio é a primeira etapa da chamada fase 1 de recuperação. O objetivo é proteger o local. Em seguida, começará o trabalho de contenção do prédio, para afastar o risco de desabamentos. Uma cobertura será também instalada na parte superior do prédio, uma vez que o telhado cedeu completamente com o fogo. O objetivo é proteger a edificação contra chuva, fungos e mofo.

Por fim, a instalação de módulos e contêineres na parte externa permitirá que especialistas comecem a trabalhar nos escombros para recuperar eventuais peças do acervo que tenham sobrevivido às chamas e leva-las para esses laboratórios provisórios. O plano emergencial tem por objetivo evitar maiores danos ao prédio e ao acervo.

O Museu Nacional aguarda ainda a liberação da verba emergencial de R$ 10 milhões prometida pelo Ministério da Educação.