Topo

Francisco diz que bispos da Am.Latina estão 'atrasados'

28/07/2013 18h26

RIO DE JANEIRO, 28 JUL (ANSA) - Em um encontro com o Comitê de Coordenação do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), o papa Francisco afirmou que os bispos da região estão "atrasados" na missão pastoral, em uma crítica à situação da Igreja Católica no continente. "Peço que não se ofendam, mas estamos um pouco atrasados", comentou o Papa, dizendo que gostaria de ter uma conversa "de bispo para bispo" com os presentes. Em um discurso longo e firme, Francisco rechaçou a "psicologia dos príncipes" e alertou para os riscos da Igreja se reduzir a uma ONG. Segundo o Papa, uma série de problemas impede que a Igreja Católica cresça.   


"Os bispos devem ser pastores, próximos das pessoas, pais e irmãos, com grande mansidão: pacientes e misericordiosos. Homens que amem a pobreza, quer a pobreza interior como liberdade diante do Senhor, quer a pobreza exterior como simplicidade e austeridade de vida. Homens que não tenham 'psicologia de príncipes'", disse o Papa, destacando que é preciso "levar a sério a vocação de servidores do povo santo e fiel de Deus".   


Ele pediu uma "renovação interna" da Igreja e mais "diálogo com o mundo atual", de modo que o "clericalismo" se extingue. Para ele, os bispos não devem ser pessoas que "comandem", mas sim, que "guiem".   


"O que derruba as estruturas caducas, o que leva a mudar os corações dos cristãos é justamente a missionariedade", disse o Papa. De acordo com ele, isso "exige gerar a consciência de uma Igreja que se organiza para servir a todos os batizados e homens de boa vontade". O discurso de Francisco ao Celam é visto como um dos mais incisivos desde o início do seu Pontificado, em março deste ano.   


(ANSA)