Topo

Parlamento italiano nomeia novos conselheiros da RAI

04/08/2015 14h24

ROMA, 04 AGO (ANSA) - A Comissão de Vigilância dos Serviços Radiodifusores, órgão formado por senadores e deputados italianos, elegeu nesta terça-feira (4) os sete novos membros do conselho de administração da emissora pública RAI.   

Os escolhidos são: Franco Siddi, Rita Borioni e Guelfo Guelfi, indicados pelo governista Partido Democrático (PD); Carlo Freccero, apoiado pelos oposicionistas Movimento 5 Estrelas (M5S) e Esquerda, Ecologia e Liberdade (SEL); Arturo Diaconale, que teve os votos do conservador Forza Italia (FI); e Paolo Messa e Giancarlo Mazzuca, sustentados por legendas menores de centro-direita.   

Nesta quarta (5), serão escolhidos os novos diretor-geral e presidente da rede. O primeiro-ministro centro-esquerdista Matteo Renzi já garantiu que o governo vai indicar "profissionais de alto nível, competentes e independentes". Para serem confirmados, eles devem receber ao menos 27 dos 40 votos na Comissão.   

As nomeações foram feitas para substituir os antigos conselheiros da emissora, cujos mandatos se encerraram no último mês de maio. Também tramita no Parlamento um projeto de reforma da RAI que tem como objetivo desvinculá-la de partidos políticos, fazendo a empresa operar nos moldes da britânica BBC.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.