Topo

Operários teriam demolido palácio do século 18 'por engano'

O palácio Chateau de Bellevue, na França, que foi demolido por engano - Wikicommons Blutorange
O palácio Chateau de Bellevue, na França, que foi demolido por engano Imagem: Wikicommons Blutorange

06/12/2012 07h55

Construtores polacos demoliram, aparentemente por engano, um palácio do século 18 em Bordeaux, na França, que pertencia a um empresário russo.

Dmitry Stroskin, dono da propriedade, disse que havia pedido para que um pequeno anexo ao lado do palácio fosse derrubado e ficou chocado ao descobrir que toda a construção estava no chão.

O prefeito da localidade mais próxima, Yvrac, também teria ficado furioso, já que o palácio, conhecido como Chateau de Bellevue, era uma das principais atrações turísticas da região.

O chateau iria passar por uma renovação para recuperar seu antigo esplendor. Segundo Stroskin, a ideia era deixá-lo exatamente como há dois séculos.

O castelo tinha 13.000 metros quadrados, com um enorme salão de baile e escadaria, e costumava ser alugado para recepções e casamentos.

"O Chateau de Bellevue era um orgulho de Yvrac e toda a aldeia está em estado de choque", disse o ex-proprietário Juliette Marmie à agência de notícias Associated Press.

"Como foi possível que uma empresa de construção cometesse um erro desses?"

Promotores franceses estão investigando se houve qualquer violação do código de construção do país nos procedimentos que resultaram na demolição.