Topo

Jovem é ameaçado em Belarus por desafiar presidente no balde de gelo

Jovem Dmitry Dayneko pode ser multado por desafiar presidente no balde de gelo - BBC Brasil
Jovem Dmitry Dayneko pode ser multado por desafiar presidente no balde de gelo Imagem: BBC Brasil

05/09/2014 06h56

Um jovem da ex-república soviética de Belarus pode ser multado por desafiar o presidente do país, Alexander Lukashenko, a participar do chamado desafio do balde de gelo, entornando um balde de água e gelo sobre a cabeça. O jovem, Dmitry Dayneko, postou na internet um vídeo de si mesmo fazendo o desafio e nomeando o presidente a seguir o exemplo.

A ação chamou a atenção da polícia que, segundo reportagens da imprensa local, ameaçou todos que aparecem no vídeo com multa, se o registro não fosse retirado da rede.

O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, preside o país há 20 anos. Seu governo é considerado na comunidade internacional como "a última ditadura da Europa". Lukashenko venceu as eleições presidenciais em 1994 e é acusado de fraudar eleições seguintes. Ele mudou a Constituição para se manter no poder indefinidamente.

Viral

Milhões de pessoas já participaram da iniciativa do balde de gelo em todo mundo. O desafio tem como objetivo arrecadar dinheiro para o tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Dimitry Dayneko disse que quando conclamou o presidente a continuar o desafio do balde, estava apenas brincando. "Era apenas um jogo", disse. "Queríamos ver aonde a coisa ia dar, quem sabe tínhamos sorte."

O jovem, que vive em Berezino, disse que os policiais que o procuraram mencionaram uma "ligação da capital". O governo se mantém atento a qualquer sinal de oposição vindo do país.

Os pais do jovem não aprovaram a atitude do filho. "Eles disseram que eu era estúpido", contou o rapaz.