Topo

Sete aparelhos elétricos com consumo surpreendente de eletricidade --e como reduzi-lo

BBC
Imagem: BBC

Yolanda Valery

Da BBC

30/04/2016 17h17Atualizada em 02/05/2016 13h06

Algumas residências hoje em dia se parecem mais com um cibercafé com tablets, laptops, smartphones (um ou mais para cada membro da família) e videogames espalhados pelos vários cômodos.

Estes aparelhos às vezes competem pelas tomadas junto com os eletrodomésticos mais tradicionais como máquinas de lavar, geladeiras etc.

E, como não podemos "enxergar" a eletricidade, não conseguimos imaginar o quanto está sendo consumido por todos estes aparelhos.

Algumas organizações, como o Centro para Energia Sustentável da Grã-Bretanha, oferecem algumas estimativas do gasto dos aparelhos mais comuns, apesar de poder haver variações significativas dependendo do tamanho e modelos.

A BBC Mundo, serviço em espanhol da BBC, pegou a média de consumo e converteu essas estimativas no equivalente ao consumo de lâmpadas mais comuns, as de 60W, como uma forma de tentar "visualizar" o consumo.

Claro que estes são apenas dados de referência. Mas, mesmo assim, enquanto é possível ver os mais famosos entre os aparelhos que gastam demais, alguns deles são surpreendentes pelo baixo consumo.

  • Televisão (LCD, de 125 a 200W) - 2,7 lâmpadas.
  • Torradeira (de 800 a 1.500W) - 19 lâmpadas
  • Videogame (de 45 a 190W) - 2 lâmpadas
  • Secador de cabelos (1.000W) - 16 lâmpadas
  • Chuveiro Elétrico (de 7.000 a 10.500W) - 145 lâmpadas
  • Laptop (de 20 a 50W) - 0,58 lâmpada
  • Carregador de Smartphone (de 2,5 a 5W) - 0,06 lâmpada

Como economizar

Veja abaixo alguns conselhos básicos para impedir que alguns destes aparelhos aumentam demais a sua conta de eletricidade.

Sete aparelhos elétricos com consumo surpreendente de eletricidade – e como reduzi-lo - BBC - BBC
Imagem: BBC

  • Televisão

Além do mais óbvio, desligar quando não está assistindo, a página sobre provedores de eletricidade da Grã-Bretanha uSwitch recomenda que o consumidor preste atenção na "idade" do televisor - quanto mais velho, menos eficiente - e também no modelo.

"Uma (televisão) LCD de 32 polegadas eficiente usa a metade da eletricidade de uma TV de plasma de 42 polegadas", afirmou o site.

  • Torradeira

O aparentemente elevado consumo elétrico da torradeira é compensada pelo fato de que ela é usada por poucos minutos ao dia.

Por isso que a maioria dos conselhos têm a ver, em geral, com o uso apropriado do aparelho.

De acordo com o uSwitch, o ato de cozinhar é responsável por em média 4% de consumo de gás e eletricidade em uma residência britânica.

  • Videogame

Sites especializados afirmam que há duas grandes fontes de desperdício de eletricidade em uma casa: assistir a filmes com o aparelho de videogame e deixá-lo no modo stand by.

Portanto é melhor evitar estes comportamentos.

  • Secador de cabelos

Os secadores de cabelos estão entre os aparelhos que os especialistas consideram os maiores consumidores de energia e parece não haver uma solução fácil para diminuir o consumo.

Os especialistas apenas aconselham as pessoas a deixar o cabelo secar naturalmente. Algo bem mais fácil de fazer durante o verão.

Sete aparelhos elétricos com consumo surpreendente de eletricidade - BBC - BBC
Imagem: BBC

  • Chuveiro elétrico

O chuveiro elétrico é sempre considerado um dos grandes vilões no gasto de energia, e o conselho é sempre diminuir o tempo do banho e evitar usar o aparelho no modo inverno o tempo todo.

Mas, segundo alguns especialistas, há um dado surpreendente: os chuveiros elétricos podem ser mais eficientes na economia de energia do que um aquecedor a gás. Mas, vale a mesma dica de antes, não demorar muito no banho.

  • Laptop

Para o laptop o conselho também é simples: basta desligar quando não estiver em uso.

"Se deixar ligado sem fazer nada, você usará quase tanta eletricidade como se estivesse analisando números ou acessando informações", informou o site uSwitch.

  • Carregador de telefone

Os especialistas concordam que a tecnologia permitiu aumentar tanto a eficiência dos carregadores que praticamente qualquer medida de economia terá um impacto muito pequeno na conta de eletricidade.

Mas quando a pequena economia de uma pessoa é somada com a de muitas, o impacto pode ser significativo.

E, levando em conta que hoje em dia é muito rápido carregar um telefone, a recomendação é carregar o smartphone ao chegar do trabalho e retirá-lo da tomada assim que a bateria estiver com 100% de carga ou antes de dormir. Não deixe o celular carregando a noite inteira.