Topo

Confrontos em Idomeni ferem ao menos 260 migrantes

10/04/2016 15h53

Tumultos começaram em protesto por abertura da fronteira da Grécia com Macedônia. Refugiados tentaram forçar cerca e atiraram pedras. Polícia macedônia teria respondido com balas de borracha, além de gás lacrimogêneo.

Pelo menos 260 migrantes foram feridos neste domingo (10/04) em Idomeni, localidade grega na fronteira com a Macedônia, em confrontos com a polícia macedônia, segundo a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF). Os policiais teriam usado gás lacrimogêneo e balas de borracha contra os refugiados, segundo a ONG. Veículos da mídia local relataram que o número de feridos ficou em "mais de 300".

"Cerca de 200 pessoas foram socorridas pela nossa unidade médica com problemas respiratórios, 30 por ferimentos de balas de borracha e 30 por outros ferimentos", disse à agência de notícias AFP Achilleas Tzemos, responsável pela MSF no campo de Idomeni.

Inicialmente, Tzemos tinha afirmado que "dezenas de pessoas" tinham ficado feridas, "principalmente com problemas respiratórios" e que três tiveram de ser transportadas para o hospital de Kilkis, uma cidade próxima de Idomeni.

Os tumultos começaram ao final da manhã quando cerca de 500 migrantes se concentravam junto à barreira fronteiriça para pedir a abertura da fronteira, e alguns tentaram forçar a cerca e lançaram pedras contra os policiais macedônios. Os confrontos duraram várias horas.

A polícia macedônia afirmou ter usado gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral, mas negou ter usado balas de borracha.

Mais de 11 mil migrantes estão acampados há um mês e meio em condições precárias em Idomeni, no norte da Grécia, e se manifestam quase diariamente pela abertura da fronteira, fechada desde o início de março, no quadro do bloqueio da designada "rota dos Balcãs", utilizada pelos refugiados para alcançarem os países do norte da Europa.

MD/afp/lusa/dpa