Topo

Inundações levam o caos à capital das Filipinas

Em Manila

07/08/2012 05h20

Manila e nove províncias contíguas se encontram em pleno caos nesta terça-feira (7) devido às inundações provocadas pelas incessantes chuvas, que já deixaram cinco mortos e sete desaparecidos.


Com as ruas colapsadas pela água, o presidente Benigno Aquino ordenou o fechamento dos colégios e dos órgãos governamentais, exceto as agências de emergência, que atendem milhares de evacuados.

Segundo o Centro Nacional de Prevenção de Desastres, um homem morreu e outros seis estão desaparecidos após um deslizamento de terra ocorrido nos arredores de Manila.

Além disso, a Polícia informou que quatro pessoas se afogaram na província de Bulacan, ao norte de Manila, e outra está desaparecida em Bataan, ao oeste da capital.

A água transbordou a represa La Mesa, o que inundou algumas áreas de Manila e forçou a evacuação de mais de cinco mil moradores junto ao rio Marikin.

Por recomendação do serviço meteorológico filipino, o Palácio presidencial, a Corte Suprema, o Parlamento, a Embaixada dos Estados Unidos e a sede da Bolsa de Valores de Manila, inundada, fecharam suas portas.

Segundo o Centro Nacional de Desastres, já chegou a 53 o número de mortos pela tempestade tropical "Saola", que na semana passada afetou grande parte do arquipélago antes de deslocar-se a Taiwan e à China.