Topo

Furacão "Sandy" perde intensidade e ameaça costa nordeste dos EUA

26/10/2012 21h34

Miami (EUA.), 26 out (EFE).- O furacão "Sandy", que deixou pelo menos 38 mortos na sua passagem pelo Caribe e mantém em alerta à costa nordeste dos Estados Unidos, continua perdendo intensidade nesta sexta-feira ao diminuir seus ventos máximos sustentados para 120 km/h.

"Sandy" se mantém como um ciclone de categoria um na escala de intensidade Saffir-Simpson, que vai até o máximo de cinco, mas é possível que hoje à noite se transforme em tempestade tropical, segundo as previsões do Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA

No entanto, a tempestade poderia se transformar novamente em furacão no domingo quando estiver próximo do litoral da Carolina do Norte.

"Sandy" se encontra próximo da latitude 27,3° norte e da longitude 77,1° oeste, a 100 quilômetros ao norte da ilha Gran Abaco (Bahamas) e a 670 quilômetros ao sul-sudeste de Charleston, na Carolina do Sul (EUA.), segundo o boletim do NHC das 19h (hora de Brasília) de hoje.

O furacão se desloca rumo ao norte a 11 km/h, deve mudar sua direção para o norte-nordeste no sábado para depois dirigir-se para o nordeste no domingo. Nesta trajetória o olho de "Sandy" se afastará do noroeste das Bahamas.

O furacão tem em seu caminho o nordeste dos EUA em seu avanço rumo à costa leste do país, o que fez com que Nova York e Virgínia declarassem estado de emergência.