Topo

Polônia: 19 mineiros presos após terremoto são resgatados com vida

20/03/2013 06h27

(Atualiza com dados do resgate).

Berlim, 20 mar (EFE).- As equipes de salvamento conseguiram resgatar com vida hoje os 19 mineiros poloneses que haviam ficado presos na terça-feira a 1 mil metros de profundidade na mina Rudna, na cidade de Polkowice.

Os trabalhadores da mina ficaram presos em um poço depois da ocorrência de um terremoto de 4,7 graus na escala Richter.

"Dezoito homens estão completamente ilesos e foram capazes de ir com seus próprios pés tomar uma ducha e retornar para casa", disse Dariusz Wyborski, porta-voz do produtor de cobre polonês KGHM, em declarações ao canal "TVN24".

"Um dos homens sofreu um ferimento de três centímetros na cabeça e necessitou de vários pontos de sutura", acrescentou.

Na primeira fase do socorro, oito trabalhadores foram resgatados, enquanto o restante ficou preso e sem contato algum com o exterior, já que todas as comunicações ficaram interrompidas.

As equipes de salvamento formadas por 25 pessoas trabalharam por mais de cinco horas até conseguir restabelecer a comunicação com os mineiros e, por fim, retirá-los do poço.

"Foi uma ação muito difícil. O tremor bloqueou todos os acessos e o número de vítimas era elevado", explicou o diretor do resgate, Grzegorz Wolak, que reconheceu que durante várias horas não se sabia se os mineiros presos seguiam vivos.