Topo

Mês sagrado do Ramadã começará quarta-feira no Egito e na Arábia Saudita

08/07/2013 15h58

Cairo, 8 jul (EFE).- O mufti do Egito, o xeque Shauqi Alam, máxima autoridade religiosa do país, anunciou nesta segunda-feira que o sagrado mês muçulmano do jejum, o Ramadã, começará no Egito na próxima quarta- feira.

Alam explicou que os comitês religiosos que dependem de sua instituição buscaram hoje no céu a primeira faixa da lua crescente, que determina o começo do mês do Ramadã e não a viram.

O que quer dizer, segundo o xeque, que o mês de shaaban (o oitavo no calendário islâmico) completará 30 dias e que o mês do Ramadã começará na próxima quarta-feira.

O mufti aproveitou essa ocasião para felicitar o povo egípcio e a todos os povos islâmicos e pediu que esse mês seja uma oportunidade para "unir os egípcios de bem de forma que corresponda ao interesse e à estabilidade do Egito".

Por outra parte, o Gabinete Real saudita anunciou hoje que o sagrado mês do Ramadã começará também em seu país na próxima quarta-feira, segundo informou a agência oficial "SPA".

O Ramadã é um mês para ser dedicado ao jejum, à família e ao recolhimento, no qual os crentes muçulmanos se abstêm de comer, beber, fumar e manter relações sexuais do nascer ao pôr do sol.

O caráter sagrado do Ramadã, que acontece no nono mês do calendário islâmico, se deve ao fato de ter sido neste mês que, segundo a tradição, o profeta Maomé começou a receber a revelação do Corão.

Por ser um dos pilares do islã, o jejum deve ser cumprido por todo muçulmano, exceto as mulheres grávidas ou menstruadas, doentes, crianças e viajantes.