Topo

Centenas de pessoas saem às ruas de São Paulo pela igualdade racial

20/11/2013 18h48

São Paulo, 20 nov (EFE).- Centenas de pessoas marcharam nesta quarta-feira pelas ruas de São Paulo para defender a igualdade racial por ocasião da celebração do Dia da Consciência Negra.

Cerca de 800 pessoas, segundo a polícia, percorreram algumas das principais vias da capital paulista com o objetivo de despertar a reflexão sobre a questão racial no país.

A manifestação foi pacífica e alguns manifestantes levaram cartazes criticando o uso da violência por parte das forças de segurança contra negros e mulatos. O grupo também reivindicava "uma educação anti-racista".

Por conta da data, a presidente Dilma Rousseff disse no Twitter que hoje é um dia para o país olhar para si.

"O passado de escravidão retorna, sempre, como racismo, como tentativa de manter a hierarquia e os valores de uma sociedade superada. Sociedade na qual negras e negros ocupam sempre a base da pirâmide social. A efetiva igualdade racial apenas será conquistada com políticas afirmativas de promoção de oportunidades para negros e negras ", declarou.

Dilma afirmou ainda que por este fato promulgou a Lei de Cotas nas universidades e encaminhou ao Congresso um projeto de lei que reserva 20% das vagas dos concursos públicos federais para negros. EFE

ass/cdr-rsd