Topo

"Vórtice polar" traz maior onda de frio em décadas aos Estados Unidos

06/01/2014 19h39

Adrià Calatayud.

Washington, 6 jan (EFE).- Um "vórtice polar" está provocando uma histórica onda de frio que trouxe as temperaturas mais baixas em décadas no norte e no nordeste dos Estados Unidos, com mínimas abaixo de 30 graus centígrados, e rajadas de vento que provocam uma sensação de frio de até menos 50 graus.

A frente, que afetará cerca de 140 milhões de pessoas de 26 estados, já provocou quase quatro mil cancelamentos de voos e mais de nove mil atrasos, segundo o portal Flightaware, e deixou sem luz cerca de cem mil pessoas, segundo o canal meteorológico "The Weather Channel".

Os meteorologistas descreveram essa onda de frio como um "vórtice polar", um ciclone de ar extremamente frio que fica situado normalmente no norte do Canadá, e que se deslocou para o sul e que chega acompanhado de fortes rajadas de vento que podem representar um risco para a saúde.

O vórtice se instalou este fim de semana no norte do meio oeste americano, onde já se registraram as maiores geladas dos últimos anos e há várias estradas congeladas.

Ele agora avança para o sudeste, de modo que o pior da frente ártica, com temperaturas máximas abaixo de zero, serão sentidas na costa leste a partir desta noite, com quedas repentinas e uma sensação de frio acentuada pelo vento.

No aeroporto O'Hare de Chicago superou hoje o recorde da temperatura mínima mais baixa, que era do século XIX e, com -26,1°, bateu o registro de menos 25,5° de 1884, igualado em 1988, informou o Serviço Meteorológico Nacional.

Segundo os dados do Centro Nacional de Prevenção Ambiental, em Montana a sensação térmica desta madrugada foi a mais baixa do país, com -52,7° em Comertown, e em Minnesota, Iowa, Dakota do Norte e do Sul e Wisconsin esteve abaixo de -45°.

Também em cidades mais ao sul, como Atlanta (Geórgia) e Nashville (Tennessee), se registraram as temperaturas mais baixas dos últimos 20 anos. No norte do estado da Flórida se decretou um alerta por frio.

Para hoje, o Serviço Meteorológico Nacional previu -36° em Fargo (Dakota do Norte), -29° em Madison (Wisconsin) e ao redor de -26° em Mineápolis (Minnesota), Indianápolis (Indiana) e Chicago (Illinois).

Diante da fortíssima frente fria, o governo federal lembrou o perigo de hipotermia e lesões por congelamento na pele quando o efeito térmico fica abaixo de -25° e as diferentes autoridades estaduais e locais estão adotando medidas de prevenção excepcionais.

O prefeito de Indianápolis, Greg Ballard, decretou alerta vermelho, a máxima advertência de trânsito, que proíbe a circulação de veículos exceto em casos de emergência ou para buscar refúgio, pela primeira vez desde 1978.

No estado de Nova York, o governador Andrew Cuomo anunciou o fechamento de parte de uma rodovia que une a cidade de Búfalo com o estado da Pensilvânia para veículos comerciais a partir das oito da noite, pelo frio intenso.

Em colégios e universidades de Illinois e Minnesota as aulas foram suspensas e, também em Minnesota, a multinacional 3M mandou seus trabalhadores para casa.

Em outras partes do país as autoridades recomendaram aos viajantes que carreguem as baterias de seus telefones celulares e que levem a bordo provisões para emergência, como cobertores e alguns mantimentos.

Apesar de não está previsto que o vórtice polar traga precipitações, sua chegada aconteceu quando parte dos Estados Unidos ainda está coberta pelo manto de neve que deixou a tempestade Hércules na semana passada e que provocou a morte de 16 pessoas.