Topo

Malásia desmente que restos de avião desaparecido tenham sido encontrados

10/03/2014 03h20

Bangcoc, 10 mar (EFE).- As autoridades da Malásia desmentiram nesta segunda-feira que os restos do avião desaparecido da Malaysia Airlines tenham sido encontrados como divulgaram fontes do Vietnã, e informaram que a investigação continua "sem descartar nenhuma possibilidade".

O diretor-geral do departamento de Aviação Civil, Azharuddin Abdul Rahman, disse que 24 aviões e 40 embarcações de Vietnã, China, Cingapura, EUA, Indonésia, Tailândia, Austrália e Filipinas participam das busca no Golfo da Tailândia.

"Infelizmente, não encontramos nada que pareça ser do avião nem ele mesmo", disse Azharuddin em entrevista coletiva retransmitida pelo canal malaio "TV1".

Azharuddin desmentiu as informações dadas no Vietnã que no domingo à noite teriam confirmado que um avião vietnamita de reconhecimento tinha avistado a cerca de 93 quilômetros ao sul de Tho Chu o que parecia ser, do alto, um fragmento da cauda e uma porta interior de um avião.

"Estas informações não foram confirmadas hoje oficialmente pelas autoridades do Vietnã", disse o dirigente de Aviação Civil malaio.

Azharuddin confirmou que várias mostras de óleo recolhidas no mar foram enviadas ao laboratório para esclarecer se são mesmo do B-777 desaparecido, que ainda não teve nenhum sinal detectado.

Enquanto isso agências de inteligência de vários países participam de uma investigação que busca esclarecer a possível mudança de rota que o avião teria feito sem o piloto comunicar nem enviar uma mensagem de alerta e na presença de passageiros com passaportes falsos.

Azharuddin disse que ainda não se descarta nenhuma possibilidade, incluída a de um possível sequestro ou ataque terrorista, mas que por enquanto "estamos igualmente perplexos sobre o que pode ter acontecido com o avião".

"Precisamos de provas, restos do avião para determinar que o que aconteceu", disse, ao qualificar a situação como um "mistério em aviação sem precedentes".

Segundo Azharuddin, os especialistas analisam as gravações e vídeos de um circuito fechado de televisão de dois passageiros que embarcaram no avião com passaportes roubados.

Azharuddin evitou confirmar se os dois passageiros impostores tem traços asiáticos como havia dito o ministro do interior da Malásia.

Também disse que cinco passageiros que não embarcaram, apesar de terem feito o check in, também estão sendo investigados, e informou que toda a bagagem que entrou no avião passou pelos controles de segurança.

O Boeing 777-200 decolou de Kuala Lumpur às 00h41 (hora local, 13h41 de sexta-feira) e tinha previsto aterrissar em Pequim seis horas mais tarde. Seu sinal no radar da Malásia foi perdido uma hora depois da decolagem.

O avião transportava 239 pessoas: 227 passageiros, incluídos dois menores, e 12 tripulantes malaios.