Topo

Terremoto no Chile teve mais de 50 réplicas

03/04/2014 11h13

Santiago do Chile, 3 abr (EFE).- Mais de 50 tremores secundário sacudiram o norte do Chile nesta madrugada, após o terremoto de 7,6 graus registrado na região pouco antes da meia-noite - e que foi aparentemente uma réplica do terremoto de 8,2 graus da noite de terça-feira, informaram as autoridades.

Os especialistas mantêm algumas divergências sobre o sismo de 7,6 graus registrado às 23h43 locais de ontem (mesmo horário de Brasília), que para alguns foi uma réplica do terremoto do dia anterior e, para outros, se tratou de um novo terremoto.

Em todo caso, o sismo, cujo epicentro foi no mar, frente a Iquique, cidade situada 1.860 quilômetros ao norte de Santiago, na região de Tarapacá, levou o Escritório Nacional de Emergência a emitir uma ordem de evacuação da beira litorânea por um eventual tsunami.

A medida, que abrangia todo o litoral chileno, foi suspensa duas horas depois e, entre os retirados, estava a presidente Michelle Bachelet, que dormia em um hotel de Arica, a apenas 40 metros do mar.

A governante, que foi para as regiões afetadas pelo terremoto de terça-feira na madrugada da quarta-feira, continuará na região hoje coordenando a avaliação dos danos e as medidas de auxílio.

Até o momento, o balanço de danos causados pelo sismo é de seis mortos, cerca de 2.500 casas e 100 embarcações pesqueiras destruídas ou danificadas, além de caminhos e hospitais danificados, enquanto várias cidades permanecem isoladas.

Dos tremores da madrugada, o maior foi registrado às 2h26 e alcançou 6,3 graus na escala Richter, enquanto às 6h23, se registrou um de 5,2 graus.

Às 8h50 a região foi sacudida por um tremor de 4,8 graus de magnitude, seguido, oito minutos depois, por outro de 3,9 graus.