Topo

Sobe para 299 o número de mortos em acidente em mina na Turquia

17/05/2014 07h01

Ancara, 17 mai (EFE).- O número confirmado de mortos no acidente ocorrido na última terça-feira na mina de carvão de Soma, no extremo oeste da Turquia, aumentou neste sábado para 299 pessoas.

O ministro de Energia turco, Taner Yildiz, explicou hoje para a imprensa que três corpos ainda estão no interior da mina.

Com isso, o número final de mortos ficaria em 302 pessoas, detalhou o ministro.

Yildiz acrescentou que as chamas no interior da mina reacenderam, o que dificulta a recuperação dos últimos três corpos.

Os trabalhos de resgate na mina prosseguem e, ontem à noite, novos protestos aconteceram em várias cidades turcas, onde os manifestantes responsabilizaram o governo pela tragédia de Soma.

A polícia reprimiu os protestos com gás lacrimogêneo, jatos d'água e disparos de bala de borracha contra os manifestantes em lugares como Soma, Esmirna, Istambul e Ancara.

A imprensa turca informa hoje que vários manifestantes foram feridos e alguns detidos nos operações da polícia.

Além disso, vários jornalistas, sobretudo repórteres fotográficos, foram atacados pelos policiais, informou a associação turca de fotógrafos de imprensa.

Em Istambul, grupos de estudantes ocuparam as faculdades de mineração em duas universidades e exigiram que os responsáveis pela empresa "Soma Holding" sejam levados à Justiça.

Um jornal turco, por sua vez, garantiu hoje que cerca de 100 sírios trabalhavam ilegalmente na mina no momento do acidente e que seus corpos foram enterrados no interior da mesma durante o resgate.

O ministro Yildiz negou hoje essas informações, veiculadas pelo jornal "Habertürk", e afirmou que as mesmas não passam de "especulações sem fundamento".