Topo

Hollande vê na reconciliação franco-alemã um exemplo para Gaza

03/08/2014 08h49

Paris, 3 ago (EFE).- O presidente da França, François Hollande, ressaltou no centenário da declaração de guerra da Alemanha à França que a reconciliação entre esses dois países pode servir de exemplo para a Faixa de Gaza, e fez mais um pedido de um cessar-fogo na zona.

"Devemos fazer todos os esforços para impor o cessar-fogo em Gaza hoje mais do que nunca, e acabar com o sofrimento da população civil", disse em cerimônia realizada na Alsácia, no nordeste da França, junto com o presidente alemão, Joachim Gauck.

A história da França e da Alemanha, lembrou no discurso, "demonstra que a vontade pode triunfar sempre sobre a fatalidade, e que povos que são vistos como inimigos hereditários podem se reconciliar em alguns anos".

"Que mensagem mais bonita podemos entregar hoje àqueles que se desesperam com o processo de paz no Oriente Médio. Esta é a imagem que devemos dar a todos os povos que se perguntam sobre o futuro. E que continuam a combater ainda hoje", concluiu o presidente francês.

O discurso de Hollande foi realizado no pico Hartmannswillerkopf, um dos pontos nevrálgicos dos combates dessa disputa nos Vosgos, e onde morreram cerca de 30 mil soldados.

Nesse posto de observação, que entre dezembro de 1914 e dezembro de 1915 mudou de mãos oito vezes, será erguido um museu franco-alemão dedicado à Primeiura Grande Guerra, símbolo da reconciliação "e da vontade de forjarmos juntos uma história comum". EFE

mgr/cd