Topo

Putin adverte Poroshenko sobre capacidade russa para invadir o leste europeu

18/09/2014 08h37

Berlim, 18 set (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, informou em recente reunião com o líder ucraniano, Petro Poroshenko, que as tropas russas podem alcançar em dois dias as capitais da Letônia, Lituânia, Estônia, Polônia e Romênia.

A informação foi publicada no jornal alemão "Süddeutsche Zeitung", que apresenta um resumo interno da União Europeia (UE) sobre o encontro entre as partes.

"Se ele quisesse, as tropas russas poderiam chegar em dois dias não só a Kiev, mas também a Riga, Vilnius, Tallinn, Varsóvia e Bucareste", contou Poroshenko sobre a afirmação de Putin no encontro.

Putin e Poroshenko conversaram por telefone em diversas ocasiões ao longo das últimas semanas. O presidente da Ucrânia busca o apoio do Kremlin para poder estabilizar o leste do país, controlado pelos separatistas pró-Rússia.

Apesar das constantes violações, o líder ucraniano conseguiu impor um cessar-fogo na região em crise e procura um acordo com Putin para poder implementar um plano para terminar o conflito.