Topo

População federal reclusa nos EUA caiu pela 1ª vez desde 1980

23/09/2014 17h07

Washington, 23 set (EFE).- A população reclusa federal nos Estados Unidos caiu 4.800 presos em 2014 e chegou a 215 mil, a primeira diminuição em 34 anos, indicou nesta terça-feira o secretário de Justiça, Eric Holder.

Além disso, o Departamento de Justiça prevê que a tendência se mantenha nos próximos dois anos, e a expectativa para o fim de 2016 e que o número caia para 203 mil detidos.

"Isto não é menos que histórico. Para pôr estes números em perspectiva, 10 mil presos vem a ser o equivalente à população combinada de seis prisões federais", declara Holder em discurso preparado para ser pronunciado em uma conferência nesta terça na Brennan Center for Justice da Universidade de Nova York.

Trata-se da primeira redução da população federal reclusa nos Estados Unidos desde 1980, de acordo com as estatísticas do Departamento de Justiça.

Holder defendeu as iniciativas da Administração do presidente Barack Obama como a reforma Smart on Crime ("Inteligente com o crime", em livre tradução), que procura limitar as sentenças para delitos relacionados com posse de drogas sem violência e que afetem pessoas não relacionadas com máfias do narcotráfico.

"As estatísticas mostraram que os altos níveis de encarceramento e sentenças mais longas que o necessário não exercem um papel significativo na melhoria da segurança pública, na redução do crime ou no fortalecimento das comunidades", acrescentou.

O secretário de Defesa reconheceu que, no entanto, a queda não significará o fechamento de prisões federais, já que o sistema está atualmente saturado e conta com 30% de população reclusa acima de sua capacidade. Dos 215 mil presos, a metade cumpre pena por delitos relacionados com entorpecentes.

Os EUA têm apenas 5% da população mundial e, no entanto, possui 25% da população reclusa de todo o mundo, de acordo com dados do Departamento de Justiça.