Topo

ELN fecha acordo com Farc para confluência de diálogos rumo a paz

21/10/2014 02h21

Bogotá, 20 out (EFE).- O ELN, a segunda guerrilha da Colômbia, disse nesta segunda-feira que acordou com as Farc "buscar a confluência dos dois processos de diálogo" com o governo do presidente Juan Manuel Santos, com o objetivo único de chegar a um acordo de paz.

Em comunicado divulgado hoje em seu site, o Exército de Libertação Nacional (ELN) afirmou que tiveram encontros com as Farc em que concordaram em "buscar a confluência dos dois processos de diálogo".

No documento, o grupo liderado por Nicolás Rodríguez Bautista, conhecido como "Gabino", explicou que os processos têm diferentes ênfases e enfoques particulares.

"Mesmo assim, levantamos o lema de antecipar 'dois processos e um só objetivo', tendo claro que a paz da Colômbia é uma só", acrescentou.

O governo colombiano e as Farc realizam desde novembro de 2012 em Havana um processo de paz que já chegou a acordos sobre os temas de terras, participação política e drogas ilícitas.

Em junho o ELN e o governo revelaram a realização de "encontros exploratórios", e no fim de semana "Gabino" disse em um vídeo ter tido novos encontros nos últimos meses com o governo do presidente Santos para iniciar um eventual processo de paz.

No comunicado divulgado hoje, o ELN reiterou que junto com as Farc expressaram "a necessidade de concordar com o governo em uma cessação bilateral de fogos e hostilidades", que segundo eles, permitirá aliviar milhões de colombianos.

E assinalaram que mantêm com o governo "conversas exploratórias confidenciais para completar a agenda de negociações, com a qual se iniciaria uma fase pública de diálogo".

Os pronunciamentos do ELN foram feitos depois da divulgação da notícia de que comandantes do ELN e das Farc se reuniram há algumas semanas em Havana.

O objetivo desse encontro, que durou vários dias e foi apoiado pelo governo colombiano, teria sido conhecer em primeira mão a dinâmica das negociações de paz com o governo, como revelou o presidente da ONG Fundação Paz e Reconciliação, Leão Valência, ex-guerrilheiro do ELN.

Teriam participado do encontro "Gabino" e o máximo chefe das Farc, Rodrigo Londoño Echeverri, conhecido como "Timochenko".