Topo

Ataques a depósitos de mísseis deixam 30 mortos e 240 feridos em Sana

20/04/2015 14h11

Sana, 20 abr (EFE).- Pelo menos 30 pessoas morreram e 240 ficaram feridas nesta segunda-feira em um ataque aéreo da coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita contra vários depósitos de mísseis Scud na capital do Iêmen, informou em comunicado o Ministério da Saúde iemenita, controlado pelos rebeldes houthis.

Os bombardeios tiveram como alvo depósitos de armas supervisionados pelos rebeldes e situados nos arredores do bairro residencial de Fach Atam, no sudoeste de Sana, informou a agência estatal de notícias, "Saba", também sob domínio dos houthis.

Os ataques provocaram uma enorme explosão que foi ouvida em toda a capital, e vários mísseis do depósito foram aleatoriamente disparados contra casas próximas.

Além disso, no próximo bairro de Heda, onde ficam as sedes de várias embaixadas, a onda de explosões quebrou várias janelas e vitrines de comércios.

O ministério pediu aos civis de Sana que doem sangue e informou que dezenas de edifícios e casas foram destruídos, assim como vários veículos.

No dia 26 de março, a Arábia Saudita e outros oito países árabes declararam guerra aos rebeldes houthis, em uma tentativa de deter seu avanço em direção à cidade meridional de Áden, onde se refugiava o presidente exilado, Abdo Rabbo Mansour Hadi.

O porta-voz da coalizão, Ahmed al Asiri, disse ontem em Riad que as forças árabes destruíram "80% dos depósitos de armas dos houthis e seus partidários", que "já não têm nenhum tipo de poderio militar no terreno".