Topo

Enfermeira britânica isolada em Londres com ebola está em estado grave

09/10/2015 08h35

Londres, 9 out (EFE).- A enfermeira britânica infectada com o vírus do ebola, que foi isolada nesta sexta-feira em um hospital em Londres após ter recebido alta em janeiro, está em estado "grave", informou o Royal Free Hospital da capital britânica.

Pauline Cafferkey, escocesa de 39 anos, foi transferida nesta madrugada em um avião militar desde Glasgow depois de sofrer uma "incomum complicação" relacionada à doença.

As autoridades sanitárias britânicas afirmaram que o vírus está presente em seu organismo, mas ressaltaram que o risco de contágio é baixo.

A enfermeira contraiu o ebola quando trabalhava em Serra Leoa com a organização humanitária "Save the Children" para tentar conter o surto da doença que afetou a África Ocidental.

Cafferkey passou três semanas na unidade de isolamento no Royal Free Hospital e chegou a estar em estado crítico antes de receber um tratamento experimental com plasma sanguíneo de outro doente britânico, Will Pooley.

Os protocolos em vigor no Reino Unido indicam que qualquer pessoa diagnosticada com ebola deve ser transferida o mais rápido possível à unidade de isolamento preparada nesse centro da capital britânica.

Em comunicado, o hospital confirmou esta manhã que a enfermeira foi internada devido a uma "incomum complicação tardia relacionada com sua prévia infecção do vírus ebola. Ela será tratada na unidade de alto nível de isolamento de acordo com as pautas nacionais estabelecidas", assinalou a nota do centro.

O ebola é transmitido por contato direto com sangue ou fluidos corporais da pessoa infectada durante a etapa sintomática da doença, ressaltou o hospital.

Na semana passada, Cafferkey esteve em Londres para receber um prêmio em reconhecimento aos riscos que enfrentou na África para ajudar a combater0 a epidemia de ebola.

Em uma entrevista à "BBC", a enfermeira explicou que durante o período de recuperação da doença teve problemas de tireóide e perdeu o cabelo.