Topo

Mil homens assediaram e roubaram dezenas de mulheres em cidade alemã no Réveillon

Crimes ocorreram em Colônia (foto) - Superbass/Creative Commons
Crimes ocorreram em Colônia (foto) Imagem: Superbass/Creative Commons

Em Berlim

04/01/2016 14h51

Vários grupos coordenados de homens, em torno de mil, assediaram sexualmente e roubaram dezenas de mulheres na noite de Ano-Novo no centro de Colônia, na Alemanha, informou a polícia nesta segunda-feira (4).

O presidente da polícia em Colônia, Wolfgang Albers, explicou em entrevista que mil homens, que segundo todos os testemunhos eram do "mundo árabe ou do norte da África", se reuniram a noite nas proximidades da estação central de trens aproveitando as celebrações de fim de ano.

Organizados em grupos, cometeram "delitos sexuais de forma maciça e pelo menos um estupro, além de vários roubos", indicaram as forças de segurança.

Trata-se, acrescentou Albers, de "crimes em uma dimensão totalmente nova, algo ocorrido no centro de uma grande cidade".

A polícia em Colônia, que formou uma equipe de investigação para esclarecer os fatos, deteve nas horas seguintes cinco pessoas acusadas de pequenos furtos e investiga se elas têm alguma relação com os crimes sexuais no Réveillon.

Os agentes formalizaram até o momento 60 denúncias e afirmam que haverá mais nos próximos dias.

As forças de segurança de Colônia afirmam que estavam no local onde os crimes foram cometidos, mas que por causa do volume de pessoas e do barulho dos fogos de artifício, não perceberam o que estava acontecendo.