Topo

Tufão Nida não deixa vítimas, mas prejuízos de US$ 43 milhões

03/08/2016 02h24

Pequim, 3 ago (EFE).- O tufão Nida, o de maior potência que atinge o sul da China em mais de 30 anos, passou na terça-feira pela província meridional de Cantão sem que tivesse mortes registradas, mas deixou prejuízos no valor de 288 milhões de iuanes (US$ 43 milhões), avaliou nesta quarta-feira a imprensa oficial.

Segundo a agência estatal de notícias "Xinhua", a chuva torrencial e o vento trazidos pelo tufão destruíram 4.860 hectares de terras agrícolas e causaram danos em 485 casas, forçando a retirada de 22 mil pessoas.

Os serviços de transporte, com quase 300 trens cancelados e pelo menos 150 voos suspensos, também foram paralisados ontem em Cantão, embora a maioria dos serviços já foram restaurados.

O Nida, que perdeu um pouco de força, se movimenta cerca de 20km/h e hoje atravessa a região autônoma de Guangxi, ao oeste de Cantão.

Precauções especiais foram tomadas na região de Cangwu, atingida no último domingo por um terremoto moderado de 5,4 graus de magnitude, já que há um temor a que as estruturas dos edifícios tenham ficado debilitadas e possam ficar mais danificadas com o temporal que acompanha o Nida.

O tufão, segundo os meteorologistas, é o mais potente que chega ao sul da China desde 1983, embora tenham tomado mediadas extraordinárias de prevenção, que incluiu o fechamento de escolas e escritórios para que a maioria da população em grandes cidades como Cantão, Shenzhen e Hong Kong ficasse em suas casas.