Topo

Obama adia comício com Hillary em Miami devido ao furacão Matthew

Mulher compra gerador e latas de gás em Oakland Park, na Flórida, para se preparar para o furacão Matthew - Amy Beth Bennett/South Florida Sun-Sentinel/AP
Mulher compra gerador e latas de gás em Oakland Park, na Flórida, para se preparar para o furacão Matthew Imagem: Amy Beth Bennett/South Florida Sun-Sentinel/AP

Em Miami

04/10/2016 16h57

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adiou nesta terça-feira (4) a visita que faria amanhã à Flórida devido ao furacão Matthew, que deve atingir a costa sudeste deste Estado a partir de quinta-feira.

Obama tinha planejado se apresentar nesta quarta-feira em um evento de campanha de apoio à candidata democrata Hillary Clinton em Miami, pois a Flórida é um dos Estados determinantes para as eleições presidenciais.

Além disso, o presidente participaria de uma reunião em Tampa, no litoral oeste do Estado, para discutir os avanços da nova lei de saúde promovida por seu governo, conhecida como Obamacare.

A Casa Branca não anunciou uma nova data para esses eventos.

"Estamos com a esperança de poder voltar a programar os eventos relativamente em breve. Mas isso será determinado pelo impacto da tempestade e por outros componentes da agenda do presidente", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.

Em Miami, a campanha da democrata Hillary tinha anunciado que Obama promoveria o registro de eleitores no Estado, cujo prazo termina em 11 de outubro.

O "extremamente perigoso" furacão Matthew, de categoria 4, apresenta ventos máximos constantes de 230 km/h e descarregará sua fúria sobre Cuba esta tarde, informou hoje o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) dos EUA.

O olho de Matthew, que tocou terra hoje no oeste do Haiti, "se movimentará sobre porções do extremo leste de Cuba esta tarde", e depois seguirá rumo ao norte-noroeste na quarta-feira e para o noroeste durante a noite, informou o NHC em seu boletim das 15h (de Brasília) desta terça-feira.