Topo

Milhares de pessoas deixam suas casas após dois tremores na Itália

Alessandra Tarantino/AP
Imagem: Alessandra Tarantino/AP

Em Roma

27/10/2016 06h25

Milhares de pessoas passaram a noite de quarta-feira (26) fora de suas casas nas localidades italianas de Camerino, Muccia, Visso, Ussita e Castelsantangelo sul Nera, na região das Marcas, após os dois terremotos que atingiram o centro do país.

De acordo com as primeiras estimativas dos prefeitos destas localidades, são milhares de pessoas que abandonaram suas casas tanto pelos danos ou pelo medo dos tremores que ocorreram durante toda a madrugada, apesar da chuva e do frio na região.

Dois meses depois do terremoto do dia 24 de agosto que devastou regiões inteiras e causou 297 mortes, na mesma área aconteceu ontem um tremor de magnitude 5,4 na escala Richter às 19h11 (hora local) e às 21h18 (hora local) outro de 5,9.

O epicentro do terremoto, que foi advertido em Roma, ficou nas cidades Camerino, Muccia, Visso, Ussita e Castelsantangelo sul Nera, onde aconteceram grandes danos em edifícios, algumas pessoas feridas sem gravidade e a morte de um idoso de infarto.

Ao amanhecer, foi possível ver como Vissio e Ussita ficaram afetadas com desabamentos de edifícios, mas sem a devastação ocorrida em agosto.

Algumas destes povos, como em Camerino, tinham sofrido com o terremoto de Assis de 1997 e se tinham reconstruído com critérios anti-sísmicos e, portanto, parece que por isso resistiram aos fortes tremores.

Além disso, o segundo terremoto, muito mais forte que o anterior, surpreendeu as pessoas que já estavam fora de suas casas e, por isso, não houve feridos ou vítimas.

Os prefeitos das áreas atingidas advertiram que as tendas de campanha não podem ser a solução devido ao mau tempo, já que choveu durante toda a noite, e sobretudo ao frio e pediram que se estudem outras soluções.