Topo

Conselho Muçulmano qualifica de islamofobia incidente em Londres

Em Londres

19/06/2017 02h19

O Conselho Muçulmano Britânico (MCB, na sigla em inglês) qualificou nesta segunda-feira (19) de "violenta manifestação" de islamofobia o incidente perto de uma mesquita em Londres, em que, após serem atropeladas, uma pessoa morreu e outras oito tiveram que ser hospitalizadas.

O secretário-geral do MCB, Harun Khan, disse à imprensa local que a comunidade muçulmana teve que suportar nas últimas semanas e meses muitas manifestações de islamofobia.

Khan pediu às autoridades britânicas um reforço urgente da segurança nas mesquitas do Reino Unido, visto que está para terminar o mês sagrado do Ramadã e começará a tradicional comemoração muçulmana de Eid ul-Fitr, do término do jejum.

18.jun.2017 - Homem reza após atropelamento em Finsbury Park, no norte de Londres; o acidente aconteceu após o culto em uma mesquita próxima ao local - Neil Hall/Reuters - Neil Hall/Reuters
Homem faz oração após atropelamento que deixou um morto e ao menos oito feridos
Imagem: Neil Hall/Reuters
O atropelamento aconteceu próximo da mesquita de Finsbury Park, que fica perto do estádio do Arsenal e na circunscrição eleitoral do líder trabalhista, Jeremy Corbyn.

"As comunidades muçulmanas pediram durante anos mais medidas para combater o aumento dos delitos por ódio e mais medidas devem ser tomadas agora para enfrentar não só este incidente, senão o importante e preocupante aumento da islamofobia", destacou o secretário-geral do MCB.

"Muitos se sentirão irritados e entristecidos pelo que aconteceu esta noite", acrescentou.

19.jun.2017 - Londres amanhece com policiais nas ruas de Finsbury Park, onde veículo atropelou pessoas e matou ao menos uma delas - Daniel Leal-Olivas/AFP Photo - Daniel Leal-Olivas/AFP Photo
Londres amanhece com policiais montando guarda nas ruas de Finsbury Park
Imagem: Daniel Leal-Olivas/AFP Photo