Topo

Mundo supera marca de 66 milhões de casos de Covid-19

Wikimedia Commons
Imagem: Wikimedia Commons

EFE

08/12/2020 03h12

Os casos globais de Covid-19 atingiram nesta segunda-feira a marca de 66,2 milhões, sendo que 605 mil foram registrados nas últimas 24 horas, enquanto os gráficos de novas infecções e óbitos voltam a mostrar uma tendência preocupante de aumento em nível mundial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Após cerca de três semanas de queda nas infecções globais diárias e uma ligeira estabilização das mortes, ambos os indicadores aumentaram novamente nos últimos dias, de acordo com os gráficos da agência, sediada em Genebra.

O continente americano, com 28,3 milhões de casos, mostra mais uma vez um aumento nas infecções diárias, enquanto na Europa, com quase 20 milhões de positivos, o gráfico continua em queda.

Por países, Estados Unidos (14,3 milhões de infecções), Índia (9,6 milhões), Brasil (6,5 milhões), Rússia (2,4 milhões) e França (2,2 milhões) continuam nas cinco primeiras posições em casos absolutos.

A Espanha, com 1,6 milhão de positivos, caiu nos últimos dias do sexto para o oitavo lugar e foi superada pela Itália e pelo Reino Unido, ambos com 1,7 milhão de casos.

Os gráficos desses países europeus mostram que suas infecções diárias estão diminuindo, mas o mesmo não acontece com a Alemanha, que ocupa a 11ª posição com 1,1 milhão e aparece como um dos países mais afetados nesta segunda onda da pandemia, após ter resistido à primeira com menor incidência.

Os pacientes recuperados no mundo somam 46,7 milhões e, dos casos ativos, 0,6% (cerca de 106 mil) estão em estado grave ou crítico. EFE

abc/phg