Topo

Esse conteúdo é antigo

Barbalho anuncia intenção de comprar CoronaVac e vê negociação adiantada

Helder Barbalho espera aval da Anvisa para adquirir doses da CoronaVac - Bruno Cruz/Futura Press/Estadão Conteúdo
Helder Barbalho espera aval da Anvisa para adquirir doses da CoronaVac Imagem: Bruno Cruz/Futura Press/Estadão Conteúdo

Luciana Cavalcante

Colaboração para o UOL, em Belém

07/12/2020 23h50

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou hoje que tem negociações adiantadas com o Instituto Butantan para a compra de doses da CoronaVac - vacina contra a covid-19 que vem sendo desenvolvida pelo instituto em conjunto com o laboratório Sinovac.

"Estaremos indo a São Paulo para a assinatura de um protocolo de intenções do governo do Pará com o Instituto Butantan para que possamos sinalizar. Caso haja por parte do governo federal a garantia da vacina, ok. Caso demore a solução do governo federal, o governo do estado estará tomando a iniciativa, junto ao Butantan para que possamos nos assegurar, ao momento da disponibilidade de uma vacina que esteja regularizada pela Anvisa, para que o estado possa adquirir e possa garantir acesso à vacina para a nossa população", disse o governador.

Amanhã, às 11h, governadores se reúnem com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para conhecer as diretrizes do plano de imunização e decidir se aderem ou não a ele, ou realizam planos locais.

A CoronaVac ainda não tem aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que disse ainda faltar etapas até a sua validação. De acordo com a entidade, o relatório de inspeção, documento necessário para a aprovação, deve ficar pronto entre 30 de dezembro de 2020 e 11 de janeiro de 2021.

Barbalho explicou que o plano estadual de imunização do Pará está em fase avançada e deve ser divulgado nos próximos dias, mas antes, respeitando a autoridade do Ministério da Saúde, vai à reunião de amanhã para conhecer o plano nacional.

"Estaremos ouvindo e compreendendo qual a estratégia do governo federal neste contexto. Plano A: Ministério da Saúde, com plano nacional de imunização. Plano B: governo do estado com plano estadual de imunização adquirindo vacina do Instituto Butantan", explicou Barbalho.

Hoje à tarde, durante apresentação do Plano Estadual de Imunização de São Paulo, o governador do estado, João Doria (PSDB), disse que planeja iniciar a vacinação em 25 de janeiro de 2021, caso ocorra a aprovação da CoronaVac pela Anvisa, e que planeja repassar quatro milhões de doses a outros estados.

Doria afirmou ainda que oito estados solicitaram a vacina ao Instituto Butantan, mas não divulgou quais são, pois os acordos ainda não estão fechados oficialmente. Mas garantiu que haverá colaboração entre os envolvidos com relação à logística.