Topo

Giro UOL traz os destaques da noite desta quarta, 25/11, para você; ouça

Ana Luiza Rosa

Do UOL, em São Paulo

25/11/2015 20h14

Operação Lava Jato

O Senado decidiu em votação aberta manter a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), detido na manhã de hoje sob acusação do Ministério Público Federal de tentar atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. Dos 74 parlamentares presentes na sessão, foram 59 votos a favor, 13 contra e uma abstenção.

Em uma gravação feita pelo filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, Delcídio oferece pelo menos R$ 50 mil para que Cerveró não fizesse acordo de delação premiada na investigação de corrupção na Petrobras.

Leia mais

 

Votação inédita

É a primeira vez desde 1985 que o STF manda prender um senador em exercício de mandato. De acordo com a Constituição, deputados federais e senadores não podem ser presos, a não ser em flagrante de crime inafiançável, na qual estaria inserida a detenção de Delcídio.

Leia mais

 

Economia

O dólar fechou em alta de 1,26%, cotado a R$ 3,751. O movimento do dólar foi influenciado pela notícia das prisões do senador Delcídio do Amaral e do banqueiro André Esteves.
Já a Bolsa fechou em queda de 3,13%, com 46.770 pontos.

Leia mais

 

Agenda
Amanhã a FGV vai divulgar o IGP-M de outubro A expectativa é de um aumento de 1,94% no mês em relação ao mesmo período do ano passado.

E o Banco Central vai anunciar o balanço de gastos de brasileiros no exterior em outubro.

 

Aeronave abatida

O governo da Rússia endureceu o discurso contra a Turquia depois de ter um avião militar derrubado pela Força Aérea turca. Para os russos, o ataque foi planejado, mas o país descarta guerra.

A aeronave foi abatida durante ações do Exército russo contra o Estado Islâmico na fronteira entre a Turquia e a Síria.

Leia mais

 

Após atentados

Por causa da conferência da ONU sobre o clima em Paris, que vai começar no dia 30, cerca de 11 mil policiais foram mobilizados para garantir a segurança da cidade depois dos ataques terroristas.

As autoridades francesas temem novas ações de grupos extremistas. No total, 147 chefes de Estado e de governo são esperados para a reunião.

Leia mais

 

Desastre ambiental

A ONU criticou o governo brasileiro, a Vale e a mineradora BHP pelo que considerou uma resposta ‘inaceitável’ à tragédia de Mariana (MG).

Em comunicado divulgado hoje, a organização recriminou a demora de três semanas para a divulgação de informações sobre os riscos gerados pelos bilhões de litros de lama vazados no Rio Doce depois do rompimento das barragens no início do mês.

Leia mais

 

Educação

O secretário da Educação de São Paulo, Hernan Voorwald, disse que tem ‘vergonha’ dos resultados da educação no Estado. A declaração foi dada enquanto ele defendia o processo de reorganização dos ciclos da rede estadual, medida do governo que deve fechar 92 escolas.

A proposta deve ser aplicada em 2016 e é contestada por alunos e professores. Cerca de 151 escolas foram ocupadas em protesto contra a medida.

Leia mais

 

Escândalo no basquete

Uma reportagem exclusiva do UOL denuncia o presidente da Confederação Brasileira de Basquete, Carlos Nunes, por uso de dinheiro público para gastos pessoais dele e da mulher, Clarice Mancuso Garbi, em viagens ao exterior.

O basquete brasileiro quase ficou de fora das Olimpíadas por conta de inadimplência com a Federação Internacional.
A CBB divulgou nota durante a tarde negando que o presidente tenha feito uso indevido do dinheiro.

Leia mais

 

Entrada liberada

Os estrangeiros que vierem ao Brasil para os Jogos Olímpicos do Rio, no ano que vem, não vão precisar de visto. A presidente Dilma Rousseff sancionou hoje o projeto de lei que isenta a necessidade do documento.

De acordo com o texto, a permanência no país será válida por 90 dias. A ação não está condicionada à comprovação de compra do ingresso para o evento.

Leia mais