Topo

Jovem que sobreviveu a voo em trem de pouso retorna a Califórnia, diz jornal

Victoria Cavaliere

04/05/2014 17h57

O adolescente somali de 15 anos que sobreviveu a um voo de quase seis horas no compartimento do trem de pouso de um avião com destino ao Havaí foi devolvido para a Califórnia e colocado sob custódia do serviço social, disse o San Jose Mercury News.

O adolescente foi transferido de volta para Santa Clara, Califórnia, sem o seu pai, que não foi autorizado a ver seu filho desde que o adolescente fugiu para o Havaí em 20 de abril, disse o jornal no sábado.

Em um comunicado após o filho fugir, o pai Abdilahi Yusuf Abdi disse que o menino estava "lutando pela adaptação à vida" nos Estados Unidos.

O Departamento de Família e Serviços para Crianças em Santa Clara County não respondeu imediatamente ao pedido da Reuters para comentar o status da custódia do adolescente.

O rapaz deixou a prisão preventiva no Havaí na semana passada, de acordo com Departamento de Serviços Humanos do Havaí, mas não forneceu mais detalhes sobre seu paradeiro por causa de sua idade.

O Mercury News informou que o adolescente foi levado de volta para a Califórnia após uma audiência no tribunal no Havaí, na sexta-feira.

O menino estava se recuperando em um hospital no Havaí desde que sobreviveu a um voo sobre o Oceano Pacífico em temperaturas abaixo de zero e com pouco oxigênio, após um voo dentro do trem de pouso.

O garoto disse aos investigadores que estava tentando ir para a África para encontrar sua mãe, Ubah Mohamed Abdulle, que está vivendo em um campo de refugiados na Etiópia.