Topo

Ucrânia concorda em conceder "status especial" a regiões separatistas

Em Kiev

16/09/2014 07h14Atualizada em 16/09/2014 13h50

O Parlamento da Ucrânia aprovou nesta terça-feira (16) uma lei que vai conceder "status especial" para regiões orientais separatistas, incluindo um certo grau de autonomia ao governo local por um período de três anos, disseram os deputados que participaram da sessão a portas fechadas.

Uma segunda lei aprovada concede anistia aos separatistas envolvidos nos recentes combates com as forças do governo, de acordo com declarações dos deputados à Reuters.

Além disso, o Parlamento ratificou um acordo histórico de associação política e comercial com a União Europeia, cuja rejeição em novembro pelo então presidente Viktor Yanukovich levou à sua saída do poder.

O acordo, cuja ratificação foi sincronizada com a do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, ganhou o apoio unânime dos 355 deputados que participaram da votação.

Referindo-se às mortes de manifestantes antigoverno que se opuseram à decisão de Yanukovich de rejeitar o pacto com a UE e aos soldados mortos na luta contra os separatistas no leste do país, o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, disse: "Nenhuma nação jamais pagou um preço tão alto para se tornar europeia."