Topo

Juiz rejeita restrições severas a enfermeira dos EUA que trabalhou na África

31/10/2014 13h29

Por Joel Page

FORT KENT, Estados Unidos (Reuters) - Declarando que os temores do Ebola nos Estados Unidos “não são inteiramente racionais”, um juiz rejeitou o pedido do Estado do Maine de colocar em quarentena uma enfermeira que tratou vítimas da doença no oeste da África, mas que testou negativo para o vírus, e impôs restrições limitadas.

O desafio da enfermeira Kaci Hickox ao isolamento exigido pelo Maine se tornou uma importante batalha entre autoridades de alguns Estados do país, que impuseram quarentenas severas a agentes de saúde recém-chegados dos três países africanos mais assolados pelo Ebola, e o governo federal, que se opõe a tais medidas.

O pior surto da doença em toda a história já matou quase cinco mil pessoas, todas na Libéria, em Serra Leoa e na Guiné, com exceção de alguns casos isolados em outros países.

O governador do Maine, Paul LePage, disse que, embora decepcionado com a ordem de Charles LaVerdiere, principal juiz do Tribunal do Distrito do Maine, o Estado da Nova Inglaterra irá cumpri-la.

Kaci, de 33 anos, declarou estar satisfeita com o veredicto e que as pessoas precisam “superar o medo”.

Na quinta-feira, a enfermeira desafiou a ordem de quarentena e passeou de bicicleta com o namorado, o que levou o governador a tentar forçar seu isolamento em casa por meio dos tribunais.

Na decisão desta sexta-feira, LaVerdiere afirmou que “o tribunal está plenamente ciente dos preconceitos, da desinformação, da ciência distorcida e das informações equivocadas sendo disseminadas de costa a costa de nosso país a respeito do Ebola”.

“O tribunal está plenamente ciente de que as pessoas estão agindo com base no medo, e que este medo não é inteiramente racional. Entretanto, seja esse medo racional ou não, é um fato real”, acrescentou o juiz, dizendo que Kaci deveria seguir três restrições, muito embora seu quadro “não seja infeccioso”.

OBEDIÊNCIA

Depois de uma audiência por telefone, LaVerdiere decidiu que Kaci deve manter o monitoramento direto de sua própria saúde, coordenar planos de viagem com as autoridades de saúde e relatar quaisquer sintomas.

Falando a repórteres ao lado do namorado, Ted Wilbur, do lado de fora de sua casa na pequena cidade de Fort Kent, ao longo da fronteira com o Canadá, Kaci disse que irá obedecer.

"É um dia bom... estou vivendo um minuto de cada vez. Hoje à noite vou tentar convencer Ted a fazer meu prato japonês favorito. E acho que vamos ver uns filmes de terror, já que é Halloween."

Kaci não foi diagnosticada com Ebola depois de retornar de Serra Leoa, onde trabalhou para a organização humanitária Médicos Sem Fronteiras. Ela também questionou quando o Estado de Nova Jersey a isolou assim que pousou no aeroporto de Newark.

Ela disse esperar poder voltar a atuar na África Ocidental. “Amo trabalhar no exterior. É uma parte importante da minha vida desde 2006”, afirmou.

“Sei que o Ebola é uma doença assustadora. Eu a vi face a face e sei que estamos longe de vencer esta batalha”, acrescentou.

(Reportagem adicional de Joseph Ax, Jonathan Allen e Brendan O'Brien)